Bicicletas

Conheça os diferentes modelos de bicicleta e saiba como escolher o melhor deles para você

Se você está pensando em comprar uma bicicleta, provavelmente descobriu que há uma grande variedade de modelos e uma ampla gama de preços. Especialmente se você está procurando a sua primeira bicicleta ou não troca uma há anos, essa experiência pode ser estressante. 

Existem bicicletas de diferentes estilos, tamanhos, cores e preços. O primeiro passo para começar a descartar opções é definir suas necessidades. Pergunte-se para que você vai usar a bicicleta, onde vai usar, com que frequência e o quanto pretende gastar. Essas perguntas ajudarão você a determinar que tipo de bicicleta você precisa de acordo com suas reais necessidades.

Cada bicicleta foi projetado para um estilo específico de ciclismo. Você quer andar na estrada com um grupo? Fazer passeios recreativos para aproveitar os benefícios de andar de bicicleta? Talvez você queira apenas como meio de transporte no seu dia a dia? Você quer sair e explorar as trilhas e montanhas? Com essas perguntas claras, você poderá escolher o tipo de bicicleta e os componentes que melhor se encaixam no que você deseja.

Principais tipos de bicicletas

Agora que você conhece o passo a passo para encontrar sua bicicleta, vale a pena apresentar as diferentes modalidades de bikes para diferenciá-las e ajudá-lo a identificar sua favorita. Podemos dividir as bicicletas nas seguintes categorias:

De passeio

Se você mora na cidade e quer ir trabalhar ou apenas curtir andar pelas ruas, esse tipo de bicicleta é perfeito para você. Há bicicletas de passeio estilo urbano, elétricas e dobráveis. Elas são comumente usadas como um transporte eficiente para curtas ou médias distâncias.

Bicicletas urbanas - ideal para ruas pavimentadas ou estradas de terra moderadas. Essas bicicletas foram projetadas para a cidade, por isso são bikes bastante sólidas tanto em sua estrutura quanto em suas rodas. Elas são perfeitamente adequadas para suportar as condições de uma cidade, como buracos e calçadas. Uma característica comum neste tipo de bicicleta é a presença de luzes para manter os ciclistas sempre visíveis para os condutores.

Bicicletas elétricas - bicicletas elétricas são todas aquelas bicicletas que usam um motor para ajudar a pedalar, trazendo praticidade a novos níveis. É ideal para lugares onde há encostas íngremes ou para quem tem menos fôlego para pedalar, por exemplo. Hoje é possível encontrar uma versão elétrica de praticamente qualquer tipo de bicicleta. Sua principal vantagem é para subir nas encostas, pedalar contra o vento ou para quem precisa pedalar longas distâncias para trabalhar e quer reduzir o esforço. Por outro lado, essas bicicletas são mais caras e pesadas.

Bicicletas dobráveis - imagine uma bicicleta que pode ser armazenada em pequenos espaços ou transportada sem problemas no transporte público. Como o nome sugere, bicicletas dobráveis ​​são feitas para isso! A grande maioria dessas bicicletas tem equipamento, transmissões e rodas mais limitadas e não se destacam pela sua velocidade ou resistência, mas brilham pela utilidade que podem ter no dia a dia. A grande maioria destas bicicletas utiliza pequenas rodas, embora seja possível encontrar dobráveis ​​com rodas mais convencionais. Quase todas as dobras são projetadas para uso urbano, no entanto, existem modelos que resistem a longas viagens sem problemas.

De estrada

Ideal para velocidade em estradas pavimentadas, com a bicicleta de estrada você estará confortável e viajará muitos quilômetros em um curto espaço de tempo. São projetadas para rodar em estradas e terrenos planos. Elas estão entre as mais eficientes do mundo do ciclismo, e você pode identificá-las por suas rodas finas e guidão que curva para baixo. Esses tipos estão equipados com rodas maiores e mais finas, com aros de bicicletas estreitos e um design suave. Cada bicicleta de estrada pode ser classificada em vários tipos, mas geralmente é categorizada de duas maneiras: competitiva (ou aerodinâmica) e de resistência.

De montanha

A bicicleta de montanha é a sua escolha se você quiser pedalar por estradas de terra e estradas irregulares, pois suas rodas largas favorecem a tração. A escolha de uma bicicleta de montanha deve considerar em que tipo de terreno você vai pedalar, se você quer competir ou não e sua habilidade de controlar essa bicicleta. As bicicletas de montanha são projetadas para estradas acidentadas, por isso são bastante robustas. Elas geralmente são equipadas com pneus largos com designs adequados para melhorar a tração em terrenos soltos. Sua suspensão se destaca por ser capaz de amortecer até o terreno mais complicado, e isso cria as subcategorias desse tipo de bike. As MTBs podem ser encontradas sem suspensão (rígida), com suspensão dianteira (hardtail) ou com suspensão dupla (suspensão total) dependendo da sua especialidade.

E aqui você encontra dezenas de modelos de bicicletas de adulto! Explore nosso catálogo e descubra qual deles é o melhor para o seu estilo de vida e suas necessidades cotidianas!