Banheiro

Cuba para banheiro: saiba como escolher o modelo perfeito em funcionalidade e decoração do ambiente

 

Escolher a cuba da pia do banheiro correta envolve mais do que apenas descobrir qual é a mais bonita. Claro, você quer que sua pia projete o estilo do seu banheiro, e algumas pias podem realmente ser o ponto focal do ambiente. Porém, antes de tomar decisões de compra, há algumas coisas a considerar.

 

Primeiro, faz toda a diferença se você está construindo um banheiro novo, reformando ou somente substituindo uma pia antiga. Isso porque se você estiver começando um projeto do zero, terá bem mais possibilidades de escolhas quanto ao tamanho, cores e estilos, por exemplo. Já se for apenas uma simples troca, você deverá considerar todos os outros elementos já existentes no cômodo.

 

Além disso, escolher a cuba certa entre as inúmeras disponíveis exige que você saiba um pouco sobre os detalhes mais técnicos, como instalação, design e material. É importante entender esses pontos para que você escolha a pia certa que seja compatível com sua configuração de encanamento e torneira, assim como com o seu estilo de vida.

 

Tipos de instalação

 

As cubas podem ser de diversos tipos. As embutidas são simples e ficam fixadas por baixo da bancada, sendo perfeitas para quem tem banheiros pequenos e precisa otimizar o seu uso. Já as cubas de apoio ficam fixadas totalmente sobre as bancadas, ficando à mostra e exigindo uma área maior na bancada - por isso, é indicada apenas para quem tem banheiros mais espaçosos.

 

Há ainda as cubas de parede, que como o nome sugere, fica fixada diretamente na parede e não precisa de gabinete ou bancada. Essa escolha é super elegante e dá um toque de personalidade para a decoração do banheiro.

 

Design

 

O design de uma pia de banheiro se refere, em partes, ao tipo de instalação que acabamos de descrever acima, mas também de acordo com maneira como ela é projetada em relação à torneira com a qual será acoplada. Assim, a cuba precisa corresponder ou ser compatível com o tipo de torneira que você possui atualmente (se estiver substituindo uma pia) ou planeja comprar (se estiver substituindo a pia e a torneira). 

 

Outro fator referente ao design é o próprio modelo da cuba, que vai depender das suas preferências. Uma cuba redonda para banheiro costuma ocupar menos espaço, então é a escolha certa se você tem uma bancada estreita ou gabinete pequeno. Esse modelo dá suavidade e sofisticação ao ambiente.

 

Por outro lados, as cubas quadradas são maiores e se destacam mais dentro do cômodo, com um ar moderno e estiloso. Geralmente, essas cubas são indicadas para bancadas bem espaçosas, mas existem algumas possibilidades de modelos de semi-encaixe, que podem ser adaptados para cubas um pouco mais estreitas. 

 

E se você tem um banheiro que divide com alguém e deseja o maior espaço possível, existe também a pia com duas cubas. Elegante e oferecendo uma grande funcionalidade, essa opção é perfeita para banheiros de suítes de casal.

 

Material

 

O material da cuba para pia é importante do ponto de vista do estilo e da decoração, e também da perspectiva da usabilidade. Independentemente do material que você prefira, lembre-se de que ele desempenha um papel na durabilidade e na facilidade de manutenção da pia.

 

Alguns dos materiais mais comuns são porcelanas (super populares, resistentes e fáceis de limpar, além de combinar com tudo), vidros (apesar de darem um visual clean, são mais frágeis e podem causar manchas, então são indicados para lavabos de pouco uso), madeiras (estilosas e muito resistentes, essas cubas são ótimas para ambientes mais rústicos) e cobres (bastante duráveis, essas cubas são versáteis e modernas, além de serem fáceis de cuidar).

 

Se você procura a cuba para pia de banheiro ideal, nós temos um catálogo com opções repletas de estilo, beleza e qualidade. Escolha a sua favorita e aproveite ainda para conhecer nossas outras seções que vão te ajudar a deixar seu lar muito mais funcional e aconchegante.