Jardim Vertical

    Jardim vertical: saiba como usar esse recurso para deixar seu ambiente decorado e aconchegante
     
    Os diferentes tipos de jardins verticais ganharam força nos últimos anos, não apenas como excelentes elementos para decorar paredes, mas também para aqueles que não possuem espaço o suficiente para ter um jardim convencional. 
     
    Assim, tornou-se possível ter um pedaço pessoal da natureza para desfrutar de perto, aproveitando algo tão simples como uma parede. É uma maneira diferente de viver a intimidade de uma casa, dando a ela um toque natural com a companhia maravilhosa das plantas.
     
    Contudo, se você estiver pensando em apostar em jardins verticais como parte do seu ambiente, é importante levar em conta uma série de dicas. Não só para a sua instalação ser bem sucedida, mas também para as plantas escolhidas crescerem saudáveis. Porque algo importante a levar em conta como ponto de partida é que nem todas as plantas são adequadas para fazer parte de um jardim vertical e que você deve considerar um fator fundamental: a iluminação do local onde o jardim é instalado.
     
    Confira os pontos que devem ter uma atenção especial quando o assunto é criar um jardim vertical:
     
    Estrutura e local
     
    Em ambientes fechados ou ao ar livre, o mais interessante é montar a estrutura e colocá-la na parede como um teste antes de instalar definitivamente. Desta forma, você terá margem para ver como a luz incide, quais são as áreas de maior ou menor exposição e, o que é mais importante, se será simples realizar a manutenção.
     
    Esse aspecto é essencial se levarmos em conta que, uma vez que o jardim vertical artificial é montado, não podemos retirá-lo para as tarefas cotidianas de um jardim como irrigação, poda ou limpeza - que são coisas fundamentais para o seu bom desenvolvimento.
     
    Escolher o tipo mais adequado de jardim vertical deve incluir também a questão de estética da decoração do ambiente. O ideal é sempre escolher algo que seja consistente com o design de interiores, se for um ambiente fechado, ou algo que crie uma boa harmonia externa, no caso de jardins verticais ao ar livre.
     
    Área e iluminação
     
    Tenha em mente que em jardins verticais não há espaço para brincar com a luz, como acontece quando temos plantas em vasos soltos. Portanto, nesses jardins é importante deixar claro que, uma vez que as plantas começam a crescer, a distribuição da luz não será a mesma para todas as plantas.
     
    É por isso que é válido colocar na parte inferior da estrutura aquelas plantas que requerem menos luz, de modo que quando outras plantas nas áreas mais altas começarem a crescer, elas não sejam prejudicadas.
     
    As plantas para jardim vertical adequadas
     
    Como acontece quando uma pessoa projeta um jardim ao ar livre, no caso do jardim vertical externo ou interno também é importante parar para escolher corretamente os tipos de plantas que são ideais. A escolha que temos que fazer deve avaliar não só as qualidades do lugar onde o jardim vertical será instalado, mas também estar de acordo com o tempo que temos para nos dedicar aos cuidados e à manutenção adequada do jardim.
     
    Outra questão importante é agrupar os tipos de plantas para jardim vertical de acordo com suas necessidades de água e luz. Desta forma, você vai otimizar o espaço e distribuir as plantas da maneira mais adequada às suas características.
     
    Não sobrecarregue o jardim
     
    Apesar do desejo de vê-los completos, é um erro comum exagerar no número de plantas na decoração do jardim. É aconselhável começar com poucas plantas para ver como elas evoluem e crescem e, uma vez que tenham criado raízes, ir aumentando o número aos poucos. Dessa forma, elas irão crescer saudáveis e você não vai empobrecer o substrato muito rapidamente com um excesso de plantas que demandam nutrientes.
     
    Vantagens do jardim vertical
     
    Os jardins verticais aproximam a natureza dos lugares urbanos cercados de cinza e concreto. Cada vez mais os espaços verdes são escassos, então investir nisso em seu próprio ambiente é muito importante e melhora a qualidade de vida! Além de serem bonitos esteticamente, eles podem ajudar no conceito dos ambiente, separando cômodos ou ainda ocultando pequenas imperfeições das paredes.
     
    Esse item é funcional e contribui para o bem-estar ao ajudar a manter a temperatura interior. Ou seja, no verão você terá uma sensação de frescor e no inverno a temperatura será mantida. Por exemplo, um jardim vertical em apartamento não apenas ilumina a atmosfera local, mas também ajuda a purificar o ar, regular a umidade e trazer uma boa energia.
     
    Aqui você encontra ótimas opções de jardim vertical, com tamanhos e estilos diferenciados, além de ferramentas de jardinagem e itens que te ajudarão a fazer toda a manutenção. Melhore sua qualidade de vida com um toque de beleza e personalidade!