Criado Mudo

Criado-mudo: saiba mais sobre como aproveitar esse item essencial na decoração de quarto

 

Relaxamento e conforto são dois dos fatores mais importantes a serem considerados ao decorar sua casa. Assim, no seu quarto, os dois itens essenciais que você precisa para um relaxamento completo e noites confortáveis são um conjunto de cama e colchão de qualidade e um modelo de criado-mudo (ou dois, se você tiver um parceiro).

 

Ao longo dos anos, o quarto deixou de ser apenas um lugar onde você dorme. Tornou-se a zona de conforto para muitas pessoas. Portanto, ao lado da cama, é essencial ter esse importante acessório, seja pequeno ou grande, em estilo vintage ou moderno, pois ele é funcional e a ainda favorece a decoração do ambiente.

 

Mas, antes de explicar mais sobre a importância do criado-mudo para o quarto, é preciso entender que esse termo já não é mais adequado. Isso porque esse é um termo racista que surgiu na época da escravidão no Brasil, em referência aos escravos que ficavam parados em silêncio ao lado da cama segurando objetos. Por isso, o correto é se referir a esse móvel como mesa de cabeceira!

 

O que levar em consideração na hora de escolher a sua mesinha de cabeceira

 

As mesas de cabeceira têm duas funções. Elas fornecem uma superfície para colocar itens necessários, como uma lâmpada, um livro, um copo de água ou qualquer outra coisa que você queira manter perto da cama. Muitas também possuem gavetas para você guardar objetos importante de maneira organizada. Outra função é harmonizar a decoração do quarto, podendo inclusive ser o móvel de destaque do ambiente se você investir em um cor ou estilo mais chamativo.

 

Algumas coisas que você deve priorizar para você não errar na sua escolha são:

 

Tamanho: as mesas de cabeceira devem ter sempre a mesma altura do colchão. Qualquer coisa muito mais alta ou mais baixa não vai ser prática e será visualmente desagradável. Já quando se trata de profundidade, você deve priorizar os modelos não tão largos porque pode tornar um pouco difícil de entrar e sair da cama. E para quem tem pouco espaço físico disponível, não há problema em ter uma mesa de cabeceira pequena, desde que ainda seja prática e atenda às suas necessidades. 

 

Armazenamento: muitas pessoas escolhem mesas de cabeceira com gavetas para aproveitar melhor o seu armazenamento. Esses tipos são ótimos porque você pode guardar livros, documentos ou qualquer outra coisa que desejar. Mas se preferir uma aparência minimalista, sinta-se à vontade para escolher algo sem gaveta e bem clean. Para isso, há inclusive modelos bem compactos, que lembram prateleiras.

 

Acessórios: quando se trata de acessórios, suas mesas de cabeceira devem permanecer simples. Uma lâmpada, um relógio e talvez um pequeno vaso de flores ou um porta-retratos são tudo o que você precisa. Lembre-se de que as mesas de cabeceira devem ser práticas e não estarem cheias de objetos aleatórios. Manter sempre um espaço vago para colocar seus óculos ou celular antes de dormir também é importante. Então, não exagere na decoração da superfície.

 

Por fim, lembre-se que comprar uma mesa de cabeceira não precisa ser uma tarefa complexa. Tudo depende do que você deseja da decoração do seu quarto e do seu espaço disponível. Tenha uma coisa em mente: sempre busque qualidade! Por isso, aqui na Lyam Decor você encontra ótimos modelos de mesas de cabeceira para tornar a sua rotina muito mais prática - confira!